Dedé ‘vira atacante’ e se torna segundo melhor finalizador do Cruzeiro na Série A

Dedé ‘vira atacante’ e se torna segundo melhor finalizador do Cruzeiro na Série A

  • Post author:
  • Post category:Esporte
Em meio ao baixo número de gols do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro (sete em 10 jogos), o zagueiro Dedé vem roubando a cena tanto por ser o artilheiro da equipe na competição, com dois tentos, quanto pela condição de segundo melhor finalizador.
Segundo o Footstats, Dedé contabiliza seis conclusões certas – ou seja, as que vão em direção às metas adversárias. Ele está empatado com Thiago Neves. O primeiro colocado do elenco é Arrascaeta, com sete. Abaixo vêm Rafael Sobis (5), Mancuello (2), Sassá (2), Bruno Silva (2) e Raniel (2).
Dedé melhorou seus números no empate por 1 a 1 com o Vasco, nessa quarta-feira, no Mineirão, pela 10ª rodada. Ele ficou perto de balançar a rede em duas oportunidades. Na melhor delas, exigiu grande defesa de Fernando Miguel após chute rasteiro no canto esquerdo.
O camisa 26 também se aventurou como ‘lateral-direito’. Por duas vezes, colocou os companheiros na cara do gol. Em um desses lances, o colega Leo acabou não alcançando a bola. No outro, o atacante Marcelo dominou errado quando poderia adiantar a redonda e chegar em boas condições para chutar.
Nos minutos finais do jogo contra o Vasco, a ordem do técnico Mano Menezes foi para que Dedé jogasse no ataque. A intenção era explorar a estatura do zagueiro, que mede 1,92m e tem excelente impulsão.

Os gols do ‘Mito’ asseguraram ao Cruzeiro duas vitórias na competição: 1 a 0 sobre Botafogo (4ª rodada) e 2 a 0 diante do Sport (5ª rodada). Os embates aconteceram no Mineirão. No geral, a equipe aparece com 17 pontos, na quarta posição (cinco vitórias, dois empates e três derrotas).

Soberano na defesa
As obrigações defensivas de Dedé também estão em dia no Cruzeiro. No Campeonato Brasileiro, o jogador é líder da equipe azul em desarmes certos, com 15 intervenções, e segundo no quesito rebatidas, com 50 ações. O aproveitamento em lançamentos está dentro do esperado para um atleta da posição: 46,4%.
Graças à boa sintonia entre Dedé, Leo, Fábio e os demais defensores, o time celeste começou a Série A com apenas quatro gols sofridos em 10 jogos. O desafio agora é melhorar o rendimento no ataque. O próximo compromisso da Raposa será neste sábado, às 19h, contra a Chapecoense. O duelo acontecerá na Arena Condá, em Chapecó-SC.
Números de Dedé pelo Cruzeiro
Desde 2013

Jogos: 118
Gols: 11
Títulos: Campeonato Mineiro (2014 e 2018), Copa do Brasil (2017) e Campeonato Brasileiro (2013 e 2014)
Em 2018
Jogos: 20
Gols: 2
Estado de Minas