Filhote de leopardo das neves ainda sem nome vai ser vacinado

Filhote de leopardo das neves ainda sem nome vai ser vacinado

  • Post author:
  • Post category:Destaque

Um bebê de leopardo-das-neves vai ser vacinado hoje, pela primeira vez, no zoológico de Tierpark, em Berlim, na Alemanha.

O felino, macho, nasceu em 13 de junho e ainda não tem nome, mas já conquistou o coração dos funcionários do zoo pela graça do animal e por ser um fato raro. Estima-se que haja, no máximo, 7.500 espécimes na natureza e sua sobrevivência está ameaçada pelas alterações climáticas.

O leopardo-das-neves (Panthera uncia) é geralmente encontrado nas grandes altitudes da Ásia central. É um bicho que vive sozinho, em áreas entre 3 mil e 5 mil metros de altura, e poucas vezes é avistado por seres humanos.

A imagem do leopardo-das-neves é cercada de mistério. Moradores das regiões onde o animal habita acreditam que ele não come a carne das presas, apenas suga o sangue. Isso acontece porque o leopardo-das-neves costuma marcar com os dentes suas vítimas e até abandoná-las durante dias, depois de serem abatidas, antes de voltar para comê-las.

O leopardo-das-neves é menor que o leopardo comum, chega a 1,3 metro de comprimento, mais a cauda. Os machos alcançam 55kg de peso e as fêmeas, até 40 kg.

O filhote do zoológico de Berlim pesa pouco mais de 1 kg. Ele vive sob o cuidado intenso dos veterinários, brincando de rastejar na grama e deitado num cesto que serve de berço.

Estado de Minas