Finalistas da Copa do Brasil, Flamengo e Cruzeiro se reencontram em cenários distintos no Campeonato Brasileiro

Finalistas da Copa do Brasil, Flamengo e Cruzeiro se reencontram em cenários distintos no Campeonato Brasileiro

  • Post author:
  • Post category:Esporte
Noite de quarta-feira, 27 de setembro. Mineirão lotado, com mais de 60 mil torcedores. Depois de empate sem gols, Cruzeiro e Flamengo decidiram o título da Copa do Brasil nos pênaltis. Deu Raposa, que levantou o troféu pela quinta vez na história e se classificou para a Copa Libertadores de 2018.
Quase um mês e meio depois, celestes e rubro-negros estão novamente frente a frente. Agora, pela 34ª rodada do Brasileiro. O duelo ocorre às 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
O cenário é diferente do encontro anterior: o Cruzeiro está em situação tranquila na Série A (5º, com 51 pontos) e joga “sem responsabilidade; o Flamengo tenta se manter no G7 (7º, com 47), que lhe garantiria presença na fase preliminar da Libertadores. Essa condição só é possível justamente em virtude da boa campanha cruzeirense na elite nacional.
O Cruzeiro, aliás, vem mostrando que leva a sério o Brasileiro mesmo tendo poucas perspectivas na competição. O retrospecto pós-título mostra três vitórias, dois empates e duas derrotas. O time detém a melhor campanha do returno, com sete triunfos, três empates e três reveses. São 24 pontos em 39 possíveis (61,53%)
O técnico Mano Menezes vem pregando nas conversas com os jogadores que o Cruzeiro precisa terminar o Brasileiro na melhor posição possível. Embora distante, a vice-liderança ainda é almejada – o Santos está em segundo, com 56 pontos. A briga pelo título se mostra utópica por causa da larga vantagem do Corinthians, que soma 62.
O volante Lucas Romero comentou as pretensões do clube na partida. “É um grande jogo. São dois times grandes que se enfrentam. Mas o campeonato ainda não acabou para nós, temos jogos pela frente. Queremos acabar o ano o melhor possível para mostrar que somos os campeões da Copa do Brasil. Temos que fazer um grande Campeonato Brasileiro para ganhar o respeito dos outros times e mostrar que estamos comprometidos com o que resta do ano”.
Como o último treino da equipe foi fechado para a imprensa, a escalação só será divulgada no vestiário. A tendência é que Lucas Romero recupere a condição de titular no lugar de Lucas Silva. Alisson, por sua vez, substituirá o suspenso Rafinha. Com relação à vaga de Arrascaeta, convocado para a Seleção Uruguaia, Rafael Sobis é o principal candidato.

Já o Flamengo tenta se recuperar do baque. Desde que caiu nos pênaltis no Mineirão, o time de Reinaldo Rueda registrou duas vitórias, dois empates e três derrotas. O aproveitamento no segundo turno é modesto: 46,15% (cinco vitórias, três empates e cinco derrotas). Ao menos há um grande alento na luta pela presença na Libertadores: o Urubu é semifinalista da Copa Sul-Americana.

Embora a atividade do Fla também tenha sido de portões fechados, é praticamente certa a entrada do meia Lucas Paquetá no lugar do volante Márcio Araújo. Desta forma, Reinaldo Rueda colocará em campo uma equipe mais ofensiva e disposta a pressionar o Cruzeiro em busca da vitória.

FLAMENGO X CRUZEIRO
FLAMENGO
Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá e Everton Ribeiro; Éverton e Felipe Vizeu
Técnico: Reinaldo Rueda
CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes
Motivo: 34ª rodada do Brasileiro
Estádio: Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro
Data: quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (CBF/SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Daniel Paulo Ziolli (CBF/SP)
Assistentes adicionais: Flávio Rodrigues de Souza (CBF/SP) e Rafael Gomes Felix da Silva (CBF/SP)
Estado de Minas