Cidade Destaque 

Sábado é Dia D de vacinação antirrábica

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (25/08), o Dia D de vacinação antirrábica. A imunização será feita das 8h às 17h em 31 postos de vacinação, montados estrategicamente para facilitar o acesso da população.

Desde o dia 4 de junho a equipe de controle de zoonoses está vacinando animais. A imunização começou no distrito de Senhora do Carmo e seguiu para Ipoema. Na zona rural, a vacinação ocorreu de casa em casa. A campanha se estenderá até o dia 14 de setembro.

“Como existe uma dificuldade muito grande dos moradores das comunidades rurais levarem seus animais até um posto de vacinação fixo, optamos por ir casa a casa. Percorremos todas as comunidades para não deixar nenhum cachorro ou gato sem imunização”, explica Kelley de Pinho Generoso, diretora de Controle de Zoonoses. Ao todo, já foram vacinados 4 mil animais. A meta é que até o final da campanha sejam imunizados 18.500 cães e 1.500 gatos aproximadamente.

Na semana que vem a equipe continuará a vacinação casa a casa. Nesta etapa, os aplicadores percorrerão as áreas rurais no entorno do município, como Candidópolis, Barreiro, Gatos e Laboriaux.

Kelley Generoso salienta que é de suma importância que todos levem seus animais para vacinarem. “A participação da população é importante para que a campanha tenha um resultado positivo. Pedimos à população que leve seus animais para vacinarem, pois cães e gatos são alguns dos principais hospedeiros da doença no ciclo urbano. A raiva é uma doença grave, transmitida do animal para o homem com uma alta taxa de mortalidade. Todos precisam fazer a sua parte para continuar garantindo o controle da doença”.

Devem receber a vacina cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou na fase de gestação e lactação, não devem ser imunizados neste período. Segundo Kelley Generoso, caso o animal que não possa receber a dose agora, basta o proprietário procurar a Diretoria de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

RELAÇÃO DOS POSTOS DE VACINAÇÃO

– Combem

– Premem – Cônego Guilhermino

– Igreja São José – Bela Vista

– Ponto de Apoio de Combate a Endemias do bairro Juca Rosa

– Escola Municipal Professora Didi Andrade – Vila Santa Rosa

– Escola Municipal Virgílio Gazire – Jardim das Oliveiras

– Associação de Amigos do Bairro Amazonas

– Associação dos Moradores do Bairro Fênix

– PSF Santa Ruth

– PSF Pará

– PSF Água Fresca

– PSF Amazonas

– PSF Eldorado

– PSF Gabiroba de Baixo

– PSF Gabiroba de Cima

– PSF João XXIII / Machado

– PSF Major Lage

– PSF Pedreira

– PSF Praia II

– PSF Chapada

– PSF Barreiro

– PSF Nova Vista

– PSF Bethânia

– Secretaria Municipal de Saúde

– Vila São Joaquim – 8h às 12h

– Igreja Vila Amélia – 13h às 17h

– Centro Viva Vida

– Venda do Ouro – Pedreira

– Boa Esperança

– Igreja Conceição – Bairro Conceição – 8h às 12h

– Associação dos Amigos do Bairro Abóboras – 13h às 17h

Related posts

Leave a Comment