Cidade Destaque 

Saemi – Secretaria de Educação elabora provas do Sistema de Avaliação do Ensino Municipal de Itabira

Especialistas da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão elaborando as provas do 10º Sistema de Avaliação do Ensino Municipal de Itabira (Saemi). O exame será aplicado aos alunos do 3º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental. Além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática – como nas edições anteriores -, neste ano também haverá prova de Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Ciências).

Alunos com necessidades educacionais especiais também são avaliados pelo Saemi. Para isso, a equipe do Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae) realizou um levantamento a fim de orientar os especialistas sobre as adaptações que serão necessárias para a realização do exame, como provas em Braille, ampliadas e outrasadequações que atendam às demais demandas dos alunos. O Saemi será aplicado entre os dias 11 e 15 de junho nas escolas municipais.

Criado em 2009 pelo secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, o Saemi tem como objetivo dar subsídio para a melhoria da prática pedagógica das escolas municipais, traçar um diagnóstico do ensino e da aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento e favorecer a elaboração de planos de ação a curto, médio e a longo prazo.

Após a correção das provas, haverá análise e tabulação dos dados para estabelecer estratégias e elaboração e aplicação de plano de ação a curto prazo para adoção de práticas para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Para novembro, está prevista a elaboração de um plano de ação a médio e longo prazo.

Percebe-se, nesses dez anos de avaliação, que as escolas dispõem dos dados do Saemi para analisar, discutir e definir suas intervenções individuais e coletivas, favorecendo assim a contínua melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na escola e no município”, declarou José Gonçalves.

Entenda o processo:

1º) As provas são elaboradas pela equipe Saemi/ SME;

2º) Análise, pela equipe do Cemae, dos laudos dos alunos com necessidades educacionais especiais para definir as adaptações necessárias a eles;

3º) Alunos do 3º, 5º e 8º anos realizam provas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Produção de Texto;

4º) Aplicação de provas feita por professores internos de cada escola, tendo cuidado para que apliquem em turmas e anos escolares diferentes dos quais trabalham;

5º) Correção das provas e tabulação dos dados, nas escolas, sob orientação de um profissional da SME;

6º) Devolutiva, pelos professores, das provas aos alunos;

7º) Confecção, pela SME, do relatório individual das escolas;

8º) Reunião, ministrada pela equipe do Saemi, para dar a devolutiva do resultado às escolas;

9º) Elaboração e execução do plano de intervenção pelas escolas;

10º) Acompanhamento, pela SME, da execução do plano de intervenção.

Related posts

Leave a Comment